terça-feira, 29 de setembro de 2009

Túnel do tempo

Tenho descoberto ótimos indie games ultimamente, e alguns deles têm esse visual propositalmente retrô que enche meu coraçãozinho de alegria. Se você quiser um passatempo ou sentir saudade dos velhos tempos, recomendo fortemente esses jogos:

Canabalt
Adoro os detalhes que os autores espalharam aqui e ali, tal como grupos de pássaros que saem voando quando você aterrissa no seu telhado... ou até mesmo a maneira como o personagem rola no chão após um impacto particularmente forte. O jogo em si é deliciosamente simples. A filosofia "um-só-botão" de design de jogos sempre me intrigou muito: Quão divertido consegue-se deixar um jogo quando remove-se toda a complexidade da interface e limita-se o controle do jogador a uma só tecla?

Legend of Princess
Legend of Zelda re-inventado como um jogo de arcade 2D! É bastante curto, mas a possibilidade de selecionar equipamentos diferentes no início da aventura faz com que este game renda muitas horas... assim como a gravação de high-score que aparece após o chefão final. (P.S.: Minha melhor pontuação até agora é 2937.)

Tower of Heaven
(Obs.: Não dá para colar um link direto até o jogo -- você tem que clicar em "Games" no topo da página.)
Será que dá pra ser mais retrô?! Gráficos de baixa resolução em quatro tons de verde, que nem o Game Boy original! Além disso, a trilha sonora é uma das melhores que já ouvi.

O melhor desses games, no entanto, é que eles conseguiram responder uma questão profunda que venho carregando há alguns anos: A música de 8-bits tem um som maneiro porque eu era criança quando a ouvi pela primeira vez? Não, a música tem um som maneiro porque a música é maneira, ponto final. Eu nunca tinha ouvido as melodias destas maravilhas retrô, e mesmo assim me apaixonei na hora pelo seu som.

Nenhum comentário: