O conceito de "sonho recorrente" é bem conhecido e bastante simples de entender (uma pessoa tem o mesmo sonho repetidas vezes). Isso nunca aconteceu comigo, mas eu freqüentemente tenho falsos sonhos recorrentes, isto é, a sensação de estar tendo um sonho recorrente quando na verdade trata-se de um sonho original. Às vezes isso ocorre logo após acordar ("Puxa, sonhei com X de novo... Não, peraí, eu nunca sonhei com X!"), e às vezes ocorre durante o próprio sonho (tornando-se um sonho lúcido disfarçado de sonho recorrente!).
Este fenômeno sempre fez parte do meu sono (lembro claramente de um falso sonho recorrente que tive aos 6 anos de idade), mas eu nunca dei muita importância. Alguns dias atrás, imediatamente após acordar de um tal sonho, um nome surgiu na minha cabeça: déjà rêvé, que significa "já sonhei" em francês.
Alguém mais já passou por isso?

3 comentários:
Cara, um falso sonho recorrente é um sonho recorrente. Então quando vc sonhar de novo que estava tendo um déjà rêvé, você acabou de ter um déjà rêvé.
Você não entendeu... Vou dar um exemplo, o sonho que tive semana passada:
Eu estava voltando para casa de metrô com minha mãe. O sistema era bem diferente da vida real e extremamente confuso, envolvendo várias trocas de trem (enquanto os trens estavam em movimento!)... A minha mãe tinha bastante experiência com o sistema ("Agh, só você consegue andar de metrô pela Zona Sul"), então eu estava completamente desnorteado e só seguindo as orientações dela.
Assim que acordei, "lembrei" de outros sonhos parecidos em que eu estava perdido nesse metrô louco... Mas depois de alguns minutos (passada a desorientação pós-despertar) percebi que na verdade era a primeira vez que eu sonhava com isso.
Não pode ser um sonho recorrente, porque eu nunca tive esse sonho antes.
Esse sonho do metrô com sua mãe é bem significativo do ponto de vista terapêutico. Não ousarei interpretá-lo aqui, mas imagino algumas interpretações. Até o fato de vc achar que já sonhou com algo é interessante do ponto de vista analítico.
Postar um comentário