Durante minha infância tive uma relação de indiferença com a religião. Minha avó paterna era bastante católica (a nível de catolicismo...), e por outro lado minha mãe fez questão de me excluir das aulas de cristianismo na escola primária, mas tirando isso a minha família simplesmente não falava muito no assunto. Já flertei com o agnosticismo durante a adolescência, e hoje em dia pode-se dizer que sou um "ateu convicto", apesar de não chegar nem perto dos níveis de militância antirreligiosa que vejo por aí.
Em geral, dou meu apoio a estes movimentos. Não levo jeito pra política ou diplomacia, por isso prefiro não entrar em debates, mas gosto de ver outras pessoas comprando essa briga. O que me incomoda é ver que certos ateus exageram no sentimento antirreligioso e acabam se tornando tão "fundamentalistas" quanto seus adversários.
Isso me traz ao tema central deste post. Está rolando um bafafá nos Estados Unidos em torno de Jessica Ahlquist, uma menina que entrou na justiça por causa de uma mensagem gravada no auditório da sua escola. (Mais informações aqui e aqui.)
![]() |
| O cerne da questão. |
Acho meio questionável a atitude da menina. A oração me parece inócua e não havia necessidade de ficar cutucando os cristãos por causa disso. Entendo que a constituição estabelece a separação entre estado e igreja, escolas públicas devem defender a liberdade religiosa, etc., mas no fundo a mensagem escrita ali é bacana. Fala de amizade, colaboração, respeito, honestidade, etc... Tem Papai do Céu no meio, é verdade, mas eu que sou ateu tenho uma reação positiva quando leio. Se omitíssemos as primeira e última linhas, a oração poderia se passar por uma mensagem 100% secular.
Bati um breve papo sobre o assunto com um amigo (que é bem mais militante no seu ateísmo, e foi quem me mostrou o artigo em primeiro lugar), e chegamos à conclusão que esse tipo de atitude é contraprodutiva. O público já acha que todo ateu é escroto e imoral e arrogante; a propagação dessa imagem só gera publicidade ruim pra nossa causa. A fé é um assunto muito delicado, e não faz sentido ficar cutucando esse ninho de vespas sem ter um bom motivo.
A oração de Cranston High School West não me parece um bom motivo. Me parece uma jogada de publicidade de uma adolescente que quer aparecer e não tem completa noção das repercussões de seus atos.

